Raia Dose Certa

Como funciona

Atualmente, o cuidado com o meio ambiente deve ser uma das prioridades para as empresas. Isso porque além da responsabilidade com o planeta, a sustentabilidade é um fator considerado pelos consumidores ao escolherem as empresas com as quais desejam se envolver. Esse aspecto também é relevante no contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Pensando nisso, a gestão de resíduos é uma maneira de tornar as ILPIs mais sustentáveis. Conheça a prática, saiba como implementar e como ela pode impactar positivamente no seu negócio e na saúde do planeta. Continue a leitura! 

 

O que é a Gestão de Resíduos e sua importância para empresas

A gestão de resíduos é o processo de colher, transportar, tratar, descartar ou reaproveitar resíduos de forma segura e sustentável, tendo como objetivo principal reduzir o impacto das ações humanas no meio ambiente. O processo pode incluir ações como: 

  • Separação e reciclagem de materiais
  • Redução de resíduos 
  • Substituição de matérias-primas 
  • Tratamento de resíduos perigosos
  • Disposição apropriada em aterros sanitário
  • Conscientização da população sobre a importância do processo

 

No Brasil, a gestão de resíduos é regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece responsabilidades claras para todos os agentes geradores de resíduos, desde o cidadão comum até o setor público e as empresas.

O Sebrae destaca como uma gestão de resíduos eficiente beneficia as empresas. Entre os pontos estão: 

  • Cumprimento das legislações ambientais
  • Redução de custos e desperdícios
  • Imagem positiva junto à sociedade e ao mercado
  • Minimização de riscos ambientais 
  • Melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos

 

Gestão de resíduos infectantes em ILPIs

As ILPIs também devem estar atentas às normas relacionadas ao descarte de resíduos na área da saúde. Isso é fundamental porque essas instituições geram resíduos infectantes, como algodão, luvas, gazes, curativos, perfurocortantes e medicamentos. No Brasil, a RDC Nº 222 regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. 

 

Como otimizar a gestão de resíduos em ILPIs

  • Mapeamento de melhorias

 

Para realizar a gestão dos resíduos é importante ter uma visão abrangente de tudo que é gerado pela Instituição. Qual área que mais produz resíduos, quais e quantos são eles. A partir desse mapeamento é possível estabelecer táticas para colher, transportar, tratar, descartar ou reaproveitar os resíduos. 

 

  • Equipe bem preparada

 

Instruir a equipe sobre boas práticas de gestão de resíduos é indispensável para otimizar o processo. Além disso, para identificar oportunidades de melhoria é necessário preparo, muitas vezes adquiridos em treinamentos a todos os colaboradores para que possam analisar as situações e encontrar maneiras de otimizar a gestão dos resíduos. 

 

  • Reduzir a Fonte

Minimizar a geração de resíduos é uma estratégia eficaz. Isso inclui a adoção de práticas de compra sustentáveis, como a escolha de produtos com embalagens minimalistas e duráveis, reduzindo o desperdício desde o início.

 

  • Parcerias Sustentáveis

Estabelecer parcerias com empresas locais de reciclagem e gestão de resíduos pode aprimorar as práticas sustentáveis. Essas parcerias podem garantir o descarte adequado de resíduos específicos e promover a economia circular.

Já conhece a dose certa? Somos um serviço de assinatura de medicamentos que envia os remédios organizados por dia e hora. Eles chegam em uma box personalizada e dividimos em sachês individuais. Para manter a segurança e higiene, utilizamos material plástico, porém, totalmente reciclável. Além disso, para cada produto adquirido, reciclamos outros dois.
Acesse o site e conheça mais sobre nossas ações sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *